O Centro de Ensino Fundamental 102 Norte (CEF 102 Norte) foi inaugurado num momento de importante transição na história do Brasil. Era 07 de novembro de 1974 quando a escola veio à existência por decreto de Elmo Serejo Farias, segundo governador do Distrito Federal, nomeado pelo general Ernesto Geisel. O mundo vivia a Guerra Fria e o Brasil atravessava o turbulento período do AI-5. Era claramente um período de agudas crises. Naquele primeiro momento, o CEF 102 Norte foi constituído como “Escola Classe 102 Norte”.
Nos anos 1970, Brasília era uma cidade de crianças: 31% dos 537.492 habitantes tinham entre 0 e 9 anos de idade, e o maior grupo populacional era formado por 90 mil bebês de 0 a 4 anos. Por isso a escola foi designada para estudantes de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental.
A mudança do nome para CEF 102 Norte veio com a oferta de turmas mais avançadas, a partir da portaria nº 494 de 09/12/2009, editada pelo governo de José Roberto Arruda, num momento de crise moral e política no Distrito Federal. A nova organização da escola novamente seguiu o sentido da evolução demográfica da nova capital: Em 2010, o maior grupo populacional de Brasília eram os jovens de 25 a 29 anos. Foi nesse período que a escola adquiriu sua composição atual: 4 turmas de cada ano de 6º ao 9º, compondo um total de 16 turmas.
Durante muitos anos a escola recebeu como alunos quase exclusivamente estudantes oriundos da quadra da escola e da vizinhança. Atualmente, porém, cerca de 70% do público reside não apenas fora da quadra, como também fora do Plano Piloto. Muitos alunos vêm de regiões administrativas muito distantes ou mesmo de fora do Distrito Federal. Essa mudança acentuou a importância social do CEF 102 Norte, que hoje tem o desafio de fornecer educação de qualidade a uma clientela de origem humilde, composta inclusive por muitos adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Vocação Tecnológica
Desde 2015, o Exército Brasileiro firmou parceria com o CEF 102 Norte, contemplando várias ações. Entre elas, o Exército intermediou uma parceria do CEF 102 Norte com a Motorola, da qual nasceu o Projeto Inclusão Digital, por meio do qual a Motorola doou à escola um total de 40 tablets e, para cada sala de aula, uma lousa digital.
Desse modo, desde 2015, todas as salas contam com um notebook com internet, data show, e home theater. É claro que atualmente os aparelhos encontra-se obsoletos, por terem sido fabricados há quase 10 anos. Mas a disponibilização desses equipamentos em sala de aula, desde então, tem marcado nossa escola pela utilização constante da tecnologia na educação.
#102Inova
Em 2020, em meio à Pandemia do Corona Vírus, o CEF 102 Norte ganhou uma nova gestão, que desde então tem buscado avançar na conquista de novos níveis de eficiência. Esse esforço está sistematizado no projeto estruturante #102Inova, o qual objetiva, pela inovação, requalificar tanto o espaço e o equipamento físico quanto as relações humanas e as práticas pedagógicas da escola.
Dessa forma, as equipes gestora e pedagógica têm buscado recursos e parcerias visando a dois objetivos: recursos técnicos para a escola e metodologias didáticas que melhorem a eficiência da prática educativa.
Nesse sentido, nos últimos anos, a escola tem realizado diversas ações e desenvolvido projetos voltados para o emprego de tecnologias na educação, entre os quais uma parceria com a Encyclopedia Britannica, para a utilização gratuita de sua plataforma de educação, e a concepção do MobLab, um laboratório móvel, constituído pelos tablets e por roteadores wireless, que permitem que, um por vez, os professores transformem sua sala de aula em um laboratório de informática, aplicando atividades com a utilização de um tablet por aluno, todos com acesso à internet.
Os próximos 50 anos
Em 2023, o CEF 102 Norte chega às vésperas de seus 50 anos, atento às transformações atravessadas atualmente pela sociedade brasileira, cada dia mais impactada por diversos fatores, como os avanços da ciência e da tecnologia, que têm seu salto mais recente com a popularização da inteligência artificial, acelerada nos últimos meses. Ao mesmo tempo, a comunidade internacional vê-se a caminho de uma nova Guerra Fria e a sociedade brasileira vem debatendo formas de proteger a frágil democracia do país. Todos esses fatores tanto interferem diretamente na atividade escolar como representam demandas radicalmente novas para as escolas.
Esses fatores têm o potencial de, nos próximos 50 anos, mudar o mundo de uma forma que é impossível prever com segurança. Tais mudanças impõem a nossa geração nada menos que a completa reinvenção das instituições de ensino, sob pena de que elas se tornem completamente obsoletas.
Nesse sentido, e diante de todas as limitações inerentes à educação pública brasileira, o CEF 102 Norte tem assumido a iniciativa de se reinventar, buscando soluções, incorporando tecnologias e construído projetos e parcerias com o objetivo de fazer frente a todos os desafios do nosso tempo, cumprindo a missão de oferecer à sociedade uma educação relevante e atual, voltada à construção humana e à preparação não só para a continuidade dos estudos, mas também para uma vida social, orgânica e ambientalmente consciente, ativa e sustentável.
É nessa perspectiva e firmado sobre 49 anos de história e luta que o CEF 102 Norte lança seu olhar para o futuro e encara os próximos 50 anos como uma jornada estimulante e desafiadora, a ser enfrentada com muito trabalho, mas com muita coragem, esperança e vontade de crescimento e superação.